quarta-feira, 11 de maio de 2011

Festival Gastronômico Promove Culinária Típica em Minas Gerais


A secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Silvana Nascimento, participou na noite dessa terça-feira (10), da abertura da sexta edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor, em Belo Horizonte. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel MG), que tem como tema “À Mesa, o Brasil já é Hexa”, visa valorizar a gastronomia como recurso da cadeia produtiva do turismo mineiro.



A idéia é que os estabelecimentos participantes usem a criatividade na criação de pratos com características peculiares às regiões mineiras promovendo a valorização da culinária típica. Nesta edição, 87 bares e restaurantes mineiros participam do festival que termina no dia 10 de junho. A iniciativa abrange 13 circuitos turísticos, 53 estabelecimentos da capital mineira e 34 do interior do Estado, incluindo os cinco Destinos Indutores selecionados pelo Ministério do Turismo: Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto, São João del-Rei e Tiradentes.




Para Silvana Nascimento, além de incrementar o calendário de atividades dos municípios, eventos como este preparam os destinos para bem receber o exigente turista internacional que estará no Brasil, nos próximos anos, para eventos como a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações de 2013. “Acreditamos que a iniciativa, pela qualidade de sua organização, pela adesão que vem encontrando, pelo estímulo que traz à criatividade culinária, irá propiciar um mês de intensa atividade gastronômica em Minas Gerais”, destacou.



Já o presidente da Abrasel MG, Paulo Nonaka, afirma que o Brasil Sabor é um movimento que visa evidenciar a gastronomia, destacando que a comida é cartão de visita do nosso país. “Trata-se de uma ótima oportunidade para os turistas conhecerem as delícias do Estado, já que 22 cidades mineiras estão envolvidas no evento”, afirmou.



Brasil Sabor



O Festival Brasil Sabor é organizado pela Abrasel MG, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Belotur, Governo de Minas e Ambev.



Entre 10 de maio e 10 de junho, os restaurantes abusam da criatividade e da variedade dos ingredientes regionais no preparo dos pratos. Receitas com lombo, joelho de porco, camarão, moqueca de peixe, costelinha, picanha, bacalhau, polenta, couve, queijo minas, entre outros, incrementam o cardápio do festival. Mas há também pizza, sanduíche, salada, além de carne de cordeiro, capivara e avestruz. Ou seja, são opções para todos os gostos e bolsos, com pratos que evidenciam toda a diversidade gastronômica mineira, com preços acessíveis, que variam R$ 8 a R$ 85. 



A novidade deste ano é a possibilidade da compra dos pratos por meio de um site de compra coletiva que oferece 50% de desconto do valor original. Mais informações, www.brasilsabor.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário