Saúde da Gestante e Recém-Nascido é Tema de Simpósio
Entre os dias 24 e 26 de Fevereiro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais) desenvolve o I Simpósio Internacional de Qualificação da Assistência Perinatal. O evento, que acontece no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, tem como objetivo implementar práticas potencialmente melhores ao nascimento e saúde materna e marca o encerramento do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Assistência Hospitalar ao Neonato.
Participam profissionais que atuam em 55 hospitais-maternidades de Minas Gerais, que prestam assistência às gestantes e a recém-nascidos de risco. O simpósio oferece durante os três dias, palestras, mesas redondas e debates com temas voltados à assistência ao neonato.
No primeiro dia do evento a coordenadora de Promoção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da SES-MG e coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Assistência Hospitalar ao Neonato, Maria Albertina Santiago Rego, proferiu palestra sobre “Assistência Perinatal em Minas Gerais: onde estamos e onde precisamos avançar? A contribuição do Curso do Neonato”.
Durante a explanação ela ressaltou pesquisas indicando que afecções originadas no período perinatal são responsáveis por cerca de 80% das mortes neonatais no primeiro mês de vida, 70% das mortes no primeiro ano de vida e 60% das mortes nos primeiros cinco anos. “Temos que investir adequadamente na redução da mortalidade infantil perinatal. Isso passa, desde uma distribuição de renda mais equilibrada na sociedade, até capacitação do profissional para que saiba a maneira correta de lavar as mãos nos hospitais, exemplificou.
Segundo ela, Minas Gerais é referência em neonatologia, caminha bem na qualidade perinatal, além de já ter atingido a meta do milênio referente a mortalidade infantil.
O evento contou ainda com debate sobre “Suporte hidroeletrolítico e acidobásico no prematuro”, dirigido por Jacques Belik (Canadá). Outra apresentação focou na “Assistência ao prematuro: experiência de um serviço de referência no Brasil”, conduzido por Rosely Calil (Unicamp). Relatos de experiência exitosa, com o mote “Assistência neonatal em Hospital de Referência em Atenção a Gestante de Risco em Minas Gerais, comandada por Guilherme Lobo da Silveira (Viçosa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário